Veículos de pessoas falecidas serão bloqueados.

Desde 2010, veículos de proprietários falecidos, com cadastro no Estado de São Paulo, estão sendo bloqueados pelo Detran/SP, com o registro de bloqueio "OBITO REGISTRADO INSS". Entenda o caso e saiba o que fazer.

A medida serve como obstáculo a fraudes na transferência dos veículos. O desbloqueio é feito depois da partilha dos bens, pelo inventariante nomeado pelo juiz do processo de inventário.

A lista de obituário, com o número do CPF do falecido, é encaminhada à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com base na listagem, os técnicos inserem o bloqueio administrativo no cadastro do veículo.

Casos com inventário já concluído, com veículo transferido para terceiros, que tenha entrado bloqueio no meio do processo, a retirada da restrição deve ser feita com a apresentação da documentação que autoriza a transferência do bem. Basta comparecer ao Detran ou Ciretran de cadastro do veículo e solicitar o desbloqueio.

Naquelas situações em que o documento de transferência já tinha sido assinado pelo proprietário, autorizando a transferência, basta comparecer ao órgão de trânsito, solicitar o desbloqueio para efetivar a transferência do veículo.

Veja como deve ser realizado o desbloqueio de automóveis com registro de óbito do proprietário aqui.

Fonte: DETRAN/SP
 

Veja também:

- Inventário e arrolamento de bens judicial e extrajudicial
- Direito das Sucessões - Espécies de Testamento
- Saiba como sacar o saldo do FGTS e PIS/Pasep de pessoas falecidas

 

BLOQUEIO POR ÓBITO EM SEU AUTOMÓVEL?

Você se enquadra em alguma das situações apontadas anteriormente ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados aqui? Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses, quer seja na esfera administrativa ou judicial, em primeira e segunda instâncias, bem como em tribunais superiores. Aproveite e saiba mais sobre as nossas atividades em Direito de Família e leia aos nossos Artigos e Notícias. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui e em precisando de nossos serviços, fale conosco.

Avaliar Conteúdo
Média: 4.1 (11 votos)