Heineken se tornará segunda cervejeira do país ao adquirir a Brasil Kirin

A cervejaria holandesa Heineken anunciou hoje que fechou a compra da Brasil Kirin Holding S.A., por 664 milhões de euros (US$ 704 milhões). O negócio a transformará na segunda cervejaria do Brasil. Saiba mais. 

A Heineken vai adquirir a Brasil Kirin da japonesa Kirin, que fabrica a cerveja da marca e uma série de produtos farmacêuticos e químicos. A expectativa é que o acordo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano e a transação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

A negociação está em pauta desde o ano passado e abre um novo capítulo no setor de cervejas no Brasil. Ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a nova companhia teria mais musculatura para disputar com a AB InBev, líder no país. 

Enquanto a dona da Antarctica e Brahma detém cerca de 70% do mercado total, a Heineken poderá chegar a até 20% com a aquisição das operações da Brasil Kirin. A distância é grande, mas a briga tende a ser maior no segmento das cervejas premium e superpremium. 

Controlada pela japonesa Kirin, a Brasil Kirin vinha reportando prejuízos. No ano passado, a perda foi de cerca de R$ 260 milhões. Ainda assim, o teve uma participação de 9% no mercado nacional e seu portfólio inclui marcas como a Schin e a Devassa, além de marcas importantes como a Eisenbahn, de origem catarinense e que ainda tem grande ligação com o Estado. A empresa também detém Baden Baden e Devassa, além de linhas de refrigerantes e água. Já a Heineken é dona da cerveja homônima e da marcas como Amstel, Kaiser e Bavaria

O acordo marca a saída da Kirin do Brasil. O grupo japonês pagou cerca de 3,9 bilhões de dólares em 2011 por 12 cervejarias, mas o negócio depois perdeu fatia de mercado e teve custos elevados pela fraqueza da moeda local. 
 

FALE CONOSCO 

Problemas com Direito Empresarial? Fale conosco!! Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Além disso, atuamos em favor de empreendedores, pequenas e médias empresas. Veja aqui como obter consultoria jurídica e conheça nossas áreas de atuação. Aproveite e saiba mais sobre as nossas atividades, leia aos nossos Artigos e Notícias sobre Direito Empresarial. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui. Aproveite e receba o nosso boletim ou cadastre-se em nosso website
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações