Caixa divulga calendário para transferência do saldo de contas inativas do FGTS

A Caixa Econômica Federal divulgou, na manhã desta terça-feira (14/02/2017), o calendário de saques do FGTS inativo. Os pagamentos serão realizados entre março e julho. Beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão procurar as agências da Caixa de 10 de março a 9 de abril. 
 

VEJA TAMBÉM:

O calendário para saque das Contas Inativas do FGTS, segundo a MP 763/2016 (convertida na Lei n.º 13.446/2017, foi liberado hoje pela Caixa Econômica Federal (CEF). Confira o mês de retirada de acordo com sua data de nascimento. E para quem ainda não sabe se tem direito ou não, basta clicar aqui, ou ligar para 0800-726-2017, para que possam, de forma personalizada, saber valor, data e local mais convenientes para os saques. 

Estima-se que mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro retido em contas inativas do FGTS. 

De acordo com a CEF, existem 49,6 milhões de contas inativas com saldos que somam R$ 43,6 bilhões. O objetivo do governo federal é estimular a economia com uma injeção de R$ 30 bilhões. O calendário de saques foi divulgado no Palácio do Planalto: 
 

CALENDÁRIO PARA SAQUE DO FGTS INATIVO

Quem nasceu em março, abril e maio vai sacar o dinheiro entre 10 de abril e 11 de maio. Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão receber entre os dias 12 de maio e 15 de junho; nascidos em setembro, outubro e novembro, de 16 de junho a 13 de julho; e nascidos em dezembro, de 14 a 31 de julho. 
 

ANIVERSÁRIO SAQUE FGTS
JAN/FEV 10 de março
MAR/ABR/MAI abril
JUN/JUL/AGO maio
SET/OUT/NOV junho
DEZ julho


 

NOTA IMPORTANTE: Como é possível observar no quadro acima, os saques do saldo em contas inativas do Fundo de Garantia, realizados em conformidade com a Lei n.º 13.446/2017, somente poderão ser realizados até o dia 31/07/2017. Após esta data, somente pessoas que estiveram em condições especiais, conforme abaixo, durante o período de vigência da lei poderão sacar referidos valores e os demais trabalhadores deverão obedecer as regras anteriores (veja aqui).


 

TIRA DÚVIDAS

Quem pode sacar? 

Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS. 

Quem não tem direito de sacar? 

Os trabalhadores que não possuam saldo em sua conta e os que tiveram os contratos de trabalho finalizados a partir de 01/01/2016. 

Como saber se a conta é inativa? 

Basta consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015. 

Como consultar o saldo do FGTS? 

Para consultar o saldo disponível em uma conta inativa, a instituição disponibiliza 4 meios: site, aplicativo, internet banking e agências físicas. Saiba como acessar cada um deles. 
 

1. Site

Munido de número do PIS e de uma senha para o site da Caixa, o beneficiário deve entrar neste endereço (link) e consultar o saldo. O número está disponível na carteira de trabalho. 

Caso não tenha cadastro, é necessário criar um no menu “cadastrar senha” do mesmo endereço eletrônico. 
 

2. Aplicativo FGTS

O app FGTS Trabalhador permite a consulta do saldo, atualização de endereço e localização de pontos de atendimento próximos pelo celular. 

Caso queira usar esse formato de consulta, o trabalhador deve baixar o aplicativo na Google Play ou na Apple Store e inserir o número do PIS. 
 

3. Internet Banking

Clientes Caixa podem acessar o saldo também pelo Internet Banking. Basta acessá-lo com a senha bancária de internet, acessar a opção “Serviço ao Cidadão” e verificar o extrato. 
 

4. Agência Caixa

É possível buscar uma agência do banco neste link e comparecer pessoalmente, com o NIS, para consultar o saldo disponível. 

  
Quem pode efetuar o saque das contas inativas após 31/07/2017? 

Após 31/07/2017, Todo trabalhador que comprovar que estava com alguma doença que o impedisse de fazer o saque das contas inativas do FGTS ou que comprove situação de cumprimento de pena ou prisão restritiva à sua liberdade, no período de 10 a 31 de julho de 2017, ainda tem direito a realizar o saque. 

É só ir até uma agência Caixa com o atestado médico ou certidão do órgão competente que comprove a doença impeditiva ou a situação de reclusão e fazer o pedido. A solicitação poderá ser feita até 31 de dezembro de 2018.

  
 

Conteúdo revisado e atualizado em 09/01/2018 
  
 

FALE CONOSCO 
  
Problemas com Direito do Trabalho? Fale conosco! Nós trabalhamos na defesa dos interesses trabalhistas de empregados, concursados e celetistas. Também atuamos na defesa dos interesses de pequenas e médias empresas. Nossos profissionais são capacitados para defender seus interesses, quer seja na esfera administrativa ou judicial, em primeira e instâncias superiores. Você pode saber mais sobre nossas atividades, lendo aos nossos Artigos ou Notícias. Conheça nossa localização, saiba em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui e veja nossas áreas de atuação. Aproveite para assinar ao nosso boletim mensal ou cadastrar-se em nosso website
  
 

Avaliar Conteúdo
Média: 4.2 (5 votos)