Criança do Amazonas tem dupla paternidade reconhecida

Criança do Amazonas teve reconhecida a existência de dois pais: um biológico e outro afetivo. A ação foi proposta pelo pai afetivo, o caso não é comum e a criança terá em seu registro o sobrenome dos dois pais. Saiba mais. 

O juiz da 5ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus, Dídimo Santana Barros Filhos, proferiu sentença reconhecendo a existência de dois pais de uma criança: um biológico e outro afetivo. Com o reconhecimento na Justiça, a criança terá em seu registro os sobrenomes dos dois pais. 

O caso não é comum, como diz o próprio magistrado na decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico no início de agosto, na qual ele destaca que, “de forma louvável, todos manifestaram preocupação e zelo pela situação do menor”. 

A ação foi proposta no final de 2012 pelo pai afetivo, que conviveu com a mãe da criança por 11 anos e foi viver com ela quando o bebê tinha apenas três meses de idade. “Por se considerar pai em virtude do carinho com o menor, registrou-o como se seu filho fosse”, diz a ação inicial. Anos depois o suposto pai biológico procurou pelo filho e ficou comprovada a paternidade por exame de DNA. 

Com isto, o pai afetivo requereu ação negatória de paternidade e a anulação do registro da criança. Mas, na audiência, manifestou o interesse em continuar sendo pai afetivo e de contribuir voluntariamente para a provisão de alimentos. Já o pai biológico se comprometeu a contribuir com 30% do salário mínimo para pensão alimentícia. 

“Tem-se assim uma situação deveras interessante: uma criança com dois pais; ambos assumindo responsabilidades que beneficiam e destacam preocupação e zelo pelo menor”, afirma o juiz na sentença. 

Os envolvidos chegaram a um acordo também quanto ao registro, para figurar, além dos sobrenomes da mãe e do pai afetivo, o do pai biológico. Desta forma, o juiz declarou a paternidade biológica, a ser averbada à margem do registro, sem exclusão da paternidade afetiva, a ser preservada no registro e nas certidões a serem expedidas, acrescentando ao nome do menor o sobrenome do pai biológico. 

O parecer da promotora Anabel Vitória Mendonça de Souza foi pelo reconhecimento da paternidade biológica, mas pela manutenção do registro civil, por inexistência de previsão legal para acrescentar o nome do pai biológico na certidão. 

Em sua decisão, o juiz afirma que, “conquanto não seja comum – ou, até mesmo, a Justiça ainda não se tenha manifestado a respeito -, tem se por perfeitamente possível a solução evocada pelas partes, uma vez que vai ao encontro do princípio do melhor interesse do menor, que deve orientar e fundamentar questões a ele relacionadas. Melhor que um pai responsável, dois; melhor que uma pensão alimentícia, duas; melhor que uma sucessão hereditária, duas”. 

O magistrado avalia o desfecho como positivo: “Que bom se toda criança tivesse a sorte de ter dois pais…” 

Fonte: TJ-AM 
  
 

PROBLEMAS COM DIRETO DA FAMÍLIA E SUCESSÕES? 
  
Você se identifica com uma ou mais das situações apontadas acima? Saiba: você possui direitos! Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses e o de sua família. Podemos atuar em seu favor para fazer valer seus os direitos. Saiba mais sobre nossas atividades em Direito de Família, leia aos nossos Artigos e Notícias e, em precisando de nossos trabalhos, fale conosco. Teremos prazer em atendê-lo.

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações