Município e Estado devem fornecer aparelho auditivo a idosa

De acordo com decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJ-SP, a obrigação de fornecer medicamentos, insumos equipamentos e tratamento médico é solidária entre todos os entes federados. Entenda o caso.

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Estado forneçam aparelho auditivo a uma idosa. Após a condenação pela Vara da Fazenda Pública da Comarca, a Prefeitura recorreu ao TJSP alegando que seria competência apenas do Estado o fornecimento de insumos e medicamentos. Argumentava, ainda, que o pedido da autora fere política pública estabelecida pelo governo.

De acordo com os autos, a idosa apresenta deficiência auditiva do tipo sensório-neural de grau moderado à severo. O relator do recurso, Alves Braga Junior, afirmou em seu voto que foi juntado ao processo relatório médico que comprovou a necessidade de utilização de aparelho.

Quanto à alegação de que seria competência do Estado, o magistrado destacou: “A obrigação de fornecer medicamentos, insumos, equipamentos e tratamento médico é solidária entre todos os entes da Federação, e pode ser exigida de qualquer deles. Inexiste, portanto, qualquer ilegitimidade passiva do Município recorrente para a causa”.

O julgamento, unânime, contou com a participação dos desembargadores Vera Angrisani e Renato Delbianco.

Apelação nº 0000569-97.2014.8.26.0361

Fonte: TJ-SP

 

PRECISANDO DE AJUDA?

Você se identifica ou conhece alguém envolvido com uma ou mais das situações apontadas acima? Se você acredita que possui algum direito relacionado aos assuntos tratados neste artigo, saiba: nós podemos ajudar. Nossos profissionais são capacitados para defender seus interesses pessoais ou de sua empresa, quer seja em na esfera administrativa ou judicial, em primeira e instâncias superiores. Veja como obter esclarecimentos sobre o tema abordado nesta página aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Aproveite para conhecer nossas atividades em Direito Civil, leia nossos Artigos e Notícias. Conheça nossa localização e conheça nossas áreas de atuação.

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações